Projeto 2010/2012

O projeto 2010/2012 marcou a mudança no padrão do Projeto Global do PACE. O que outrora resumia-se a um projeto colaborativo com todas as universidades participantes cada qual responsável por um sistema, passou a ser feita no formato de competição. Foram formados sete times com cinco universidades cada, sendo estes constituídos por faculdades de design, manufatura e engenharia.

Modelo em CAD (Siemens NX) feito pelos alunos do projeto.

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo fez parte do time 4 junto com a Tongji University, Jilin University – ambas da China – e Sungkyunkwan Univeristy (SKKU), da Coréia do Sul. Na transição de anos, a SKKU deixou o projeto sendo substituída pela Politecnico di Torino (Itália).

O desafio proposto foi o de projetar um carro elétrico, pequeno, com piloto-automático e  sustentável para grandes centros urbanos (Sustainable Urban Transportation – SUT) a ser produzido a partir de 2030.

Modeo em CAD (Siemens NX) do In-Wheel

No primeiro ano as tarefas eram, além de já iniciar a engenharia do veículo por meio do projeto básico, realizar o estudo de viabilidade a partir da definição de uma cidade e público-alvo, sustentado as escolhas de design e engenharia a serem implementadas no veículo. Adicionalmente, o planejamento da manufatura (processos de fabricação, análise make-or-buy, planejamento da planta da fábrica) também teve de ser desenvolvido concomitantemente ao projeto de engenharia.

No segundo ano do ciclo conclui-se o projeto de engenharia bem como o planejamento da manufatura do veículo, concluindo-se assim o projeto proposto.

Time 4 no fórum 2012 em Xangai

O parcela do projeto realizada pelo grupo da Escola Politécnica resumiu-se na criação dos algoritmos responsáveis pela condução automática do veículo (sistemas de sensoriamento, posicionamento, decisão e ação), projeto do sistema de propulsão (In-Wheel), freios, suspensão e dinâmica do veículo. Adicionalmente, por ser a escola líder, responsabilizou-se pelo montagem do modelo bem como da organização geral do projeto.

Os fóruns nos quais o trabalho foi apresentado e julgado, foram realizados na University of British Columbia (UBC) em Vancouver, Canadá no ano de 2011 e em Shanghai, China, no ano de 2012.

Alunos no fórum do PACE 2011 Vancouver, Canadá.

 

 

 

Recent Posts

Processo Seletivo PACE – Março de 2017

O Processo seletivo da equipe PACE Poli USP deste semestre está aberto! As inscrições poderão ser realizadas aqui no site pela aba “Processo Seletivo”, até o dia 21/03 (terça-feira) às 23:59.

whatsapp-image-2017-03-02-at-2-21-20-am

Basta preencher o formulário ( https://paceepusp.wordpress.com/processo-seletivo/ ) com as informações e aguardar a confirmação de envio. Mais informações sobre o processo seletivo serão divulgadas na próxima palestra da Equipe, dia 20/03. Segue abaixo o cronograma do processo:

♦ 05/03: Início das inscrições
♦ 20/03: Palestra sobre a Equipe
♦ 21/03: Fim do período de inscrições
♦ 22/03: Dinâmica e Entrevistas
♦ 23/03: Dinâmica e Entrevistas

Os locais e horários serão divulgados em breve pelo Facebook!

Para mais informações, entre em contato conosco pelo email: pace.epusp@gmail.com. Curta também nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades da equipe!

  1. Processo Seletivo PACE 2016 – Segundo Semestre Leave a reply
  2. Processo Seletivo PACE 2016 Leave a reply
  3. Leave a reply
  4. Leave a reply
  5. Processo Seletivo de Verão!! Leave a reply
  6. O CUBO está pronto! Leave a reply
  7. Abertas inscrições 2014! Leave a reply
  8. Resultados 2014! Leave a reply
  9. Novo projeto: RSMS! Leave a reply