Projeto 2010/2012

O projeto 2010/2012 marcou a mudança no padrão do Projeto Global do PACE. O que outrora resumia-se a um projeto colaborativo com todas as universidades participantes cada qual responsável por um sistema, passou a ser feita no formato de competição. Foram formados sete times com cinco universidades cada, sendo estes constituídos por faculdades de design, manufatura e engenharia.

Modelo em CAD (Siemens NX) feito pelos alunos do projeto.

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo fez parte do time 4 junto com a Tongji University, Jilin University – ambas da China – e Sungkyunkwan Univeristy (SKKU), da Coréia do Sul. Na transição de anos, a SKKU deixou o projeto sendo substituída pela Politecnico di Torino (Itália).

O desafio proposto foi o de projetar um carro elétrico, pequeno, com piloto-automático e  sustentável para grandes centros urbanos (Sustainable Urban Transportation – SUT) a ser produzido a partir de 2030.

Modeo em CAD (Siemens NX) do In-Wheel

No primeiro ano as tarefas eram, além de já iniciar a engenharia do veículo por meio do projeto básico, realizar o estudo de viabilidade a partir da definição de uma cidade e público-alvo, sustentado as escolhas de design e engenharia a serem implementadas no veículo. Adicionalmente, o planejamento da manufatura (processos de fabricação, análise make-or-buy, planejamento da planta da fábrica) também teve de ser desenvolvido concomitantemente ao projeto de engenharia.

No segundo ano do ciclo conclui-se o projeto de engenharia bem como o planejamento da manufatura do veículo, concluindo-se assim o projeto proposto.

Time 4 no fórum 2012 em Xangai

O parcela do projeto realizada pelo grupo da Escola Politécnica resumiu-se na criação dos algoritmos responsáveis pela condução automática do veículo (sistemas de sensoriamento, posicionamento, decisão e ação), projeto do sistema de propulsão (In-Wheel), freios, suspensão e dinâmica do veículo. Adicionalmente, por ser a escola líder, responsabilizou-se pelo montagem do modelo bem como da organização geral do projeto.

Os fóruns nos quais o trabalho foi apresentado e julgado, foram realizados na University of British Columbia (UBC) em Vancouver, Canadá no ano de 2011 e em Shanghai, China, no ano de 2012.

Alunos no fórum do PACE 2011 Vancouver, Canadá.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s