Projeto 2012/2014

O projeto 2012-2014 do PACE consistiu no design, e estudos – tanto na área de engenharia quanto na de manufatura – de um dispositivo portátil para auxílio no deslocamento pessoal (do inglês “portable assisted mobility device” ou, abreviadamente, PAMD) com uma perspectiva de produção em massa dentro de 2 a 3 anos. Assim como nos projetos previamente desenvolvidos pela equipe, houve um trabalho colaborativo com universidades de outros países que participam do programa. O projeto envolveu cinco países (Brasil, EUA, China, México e Alemanha) e seis universidades (USP, Art Center College of Design, New Mexico State University, Jilin University, Instituto Politécnico Nacional e Hochschule RheinMain). O projeto começou por uma pesquisa de mercado que serviu de base para o design. A seguir, desenvolveu-se o CAD do protótipo do produto concebido.

CAD2014

Além de se fazer a análise da estrutura do veículo, a equipe USP fez toda a análise dinâmica e de conforto do veículo, dimensionou a propulsão. Com ajuda das universidades parceiras, foram desenvolvidos o plano de negócios do veículo e estudos de manufatura e ergonomia, completando o projeto.

EstruturaRim
Ilustração de peça submetida à análise estrutural

O protótipo foi construído em parceria com a Hochschule RheinMain e passou em todas as provas durante o Fórum 2014, em Turim, na Itália.

CuboTrack1Durante os dois anos de projeto, a equipe coordenada pela USP levou cinco prêmios, cobrindo todas as áreas em que competiu (Pesquisa de Mercado, Design, Engenharia e Manufatura).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s